INÍCIO / MEDIA / TODAS AS NOTÍCIAS / COMUNICADO
Covid-19 (atualizado)
 
 

3/10/2020
COMUNICADO
Covid-19 (atualizado)



Conforme é do conhecimento publico a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portugal, na sequência das recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) e do Ministério da Saúde, determinaram hoje, que as próximas duas jornadas da Liga NOS e Liga Pro vão realizar-se com jogos à porta fechada. Esta é uma medida que visa evitar o ajuntamento de elevado números de pessoas nos estádios, de forma a prevenir uma possível propagação do vírus Covid-19.



Assim sendo, o jogo marcado para este sábado entre SL Benfica e CD Tondela vai disputar-se, mas à porta fechada, sem público nas bancadas do Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Desta forma não haverá qualquer emissão de bilhetes para os adeptos, ficando sem efeito a deslocação de apoiantes do CD Tondela a este jogo.



Relembramos que esta medida vai repetir-se igualmente no jogo da jornada 26 no Estádio João Cardoso frente ao CD Aves devido mesmas razões.



Dado a escalar do número de casos confirmados infetados com o Covid-19 no nosso país, mais do que uma questão desportiva estamos a lidar com uma questão de saúde pública que deverá ser alvo da compreensão de todos.



Informamos também que as competições de formação de futebol e futsal foram igualmente suspensas entre 14 e 28 de março, enquanto os jogos de campeonatos nacionais de futsal sénior vão decorrer à porta fechada.



[atualização]



Mais acrescentamos que após a confirmação, ao final da tarde, por parte da Associação de Futebol de Viseu, que também as competições dos escalões jovens seriam igualmente suspensas que o CD Tondela decidiu, como medida preventiva, suspender toda a atividade dos nossos escalões de formação até ao próximo dia 28 de março.



Informamos também que não se irão realizar as habituais conferências de imprensa de antevisão e rescaldo ao jogo com o treinador Natxo González. O pré-jogo será feito apenas aos canais oficiais de comunicação do CD Tondela e difundido posteriormente. O pós-jogo acontecerá somente na “Flash Interview”, no final do encontro.



Confere, na íntegra o comunicado da FPF:



“O grupo de emergência criado pelo Presidente da FPF para monitorizar o impacto do Covid-19 nas nossas provas, constituído pelo próprio Presidente da FPF, Presidente da Liga Portugal, Presidente da Comissão delegada das Associações, Presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol e Presidente da Associação Nacional de Médicos de Futebol, decidiu esta terça-feira de manhä o seguinte:



- Suspender todas as provas nacionais dos escalões de formação de futebol e futsal entre 14 e 28 de março;



- Determinar que todos os jogos das competições nacionais de futsal decorram à porta fechada;



- Determinar que os jogos das provas nacionais seniores não-profissionais de futebol não poderão ter mais de 5 mil pessoas nas bancadas, no cumprimento das recomendações da Direção-Geral de Saúde;



- Determinar que todos os jogos das competições de futebol profissional decorrerão à porta fechada.



O grupo de emergência continuará a monitorizar a situação, podendo rever - ampliando ou reduzindo - as medidas agora implementadas.”



Confere, na íntegra o comunicado da Liga Portugal:



“No seguimento das novas medidas de prevenção anunciadas na noite de segunda-feira pela Ministra da Saúde, Marta Temido, realizou-se na manhã de hoje, na Cidade do Futebol, uma reunião de emergência, que contou com a presença do Presidente da Liga Portugal, do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, do Presidente do Sindicato de Jogadores, do Presidente da Comissão Delegada das Associações, do Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, do Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol e do Presidente da Associação Nacional de Médicos de Futebol.



Em relação ao procedimento a adotar nas competições profissionais de futebol, e em conformidade com o previamente previsto na reunião da Comissão Permanente de Calendários do passado dia 2 de março, foi decidido que todos os jogos da Liga NOS e da LigaPro serão realizados à porta fechada.



Assim, foi determinado pela Liga Portugal, que os jogos da 25ª jornada das competições profissionais se realizarão à porta fechada e obedecerão aos seguintes procedimentos:



1. Iniciativas a tomar no âmbito de pre-match



a) Manter a suspensão do cumprimento inicial de aperto de mãos entre as equipas e equipa de arbitragem;



b) Não é autorizada a presença de crianças a acompanhar a entrada das equipas.



2. O acesso aos estádios estará estritamente limitado às seguintes pessoas



a) Jogadores, equipas técnicas e equipas de arbitragem;



b) Direções e Órgãos Sociais das respetivas equipas;



c) Pessoas com funções técnicas relacionadas com a organização do jogo, num máximo de 100, como por exemplo, apanha bolas, pessoal de manutenção do campo, ativações de campo, pessoal de limpeza e piquetes;



d) Delegados da Liga, Delegados das equipas, Diretores de Campo, Diretores de Segurança e Diretores de Imprensa com funções em jogo, médico do controlo antidoping, emergência médica, bombeiros e autoridades de segurança pública e privada, bem como elementos da Liga;



e) Os representantes dos órgãos de comunicação social;



f) Elementos necessários para garantir a transmissão radiofónica e televisiva em direto dos jogos.



Atendendo a que as conferências de imprensa de pré e pós jogo não se mostrarem regulamentadas fica ao critério de cada uma das Sociedades Desportivas a sua realização.



A situação continuará a ser monitorizada, sofrendo alterações - ampliando ou diminuindo as medidas - caso se justifique, seguindo sempre as instruções da DGS e do Governo.



Agradecemos a colaboração de todos.